sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Educação Infantil e Ensino Fundamental 1

Projeto Biodiversidade se expande e resulta em variadas atividades



Durante o ano de 2010 o Instituto Nossa Senhora da Piedade veio desenvolvendo atividades construtivas com a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1. Por este ser o Ano Internacional da Biodiversidade, as atividades tiveram como tema central a biodiversidade. A partir da ramificação deste tema, subtemas puderam ser trabalhados durante esse ano.

Segundo a organização da educação Infantil por cores, o maternal l, representado pela cor vermelha realizou as seguintes atividades letivas:



· BatukÁfrica: este, sendo um projeto realizado por todo o colégio, teve como atividade principal para o maternal l, o estudo dos animais da África, em especial, o leão, a zebra, o elefante, a girafa e o rinoceronte.

· Atividades, feitas durante a Copa do Mundo, de reconhecimento da bandeira brasileira, e a associação do lugar cujos animais foram estudados com o lugar para onde os jogadores foram.

· Dia das mães: jogos e brincadeiras com as mães,

enfatizando o espírito esportivo por conta da copa.

· Dia dos pais: cujo tema era “Meu pai é um talento”, nesse dia, os pais tinham que fazer apresentações mostrando qual era o seu talento.

· Projeto Identidade e Autonomia: um projeto que abrangeu toda a Educação Infantil e teve como objetivo principal ensinar os alunos a reconhecerem seus nomes e de seus familiares, começando pelo reconhecimento das letras dos seus nomes.

· Projeto Higiene e Saúde: visou o incentivo à importância da higiene diária tanto do corpo quanto do ambiente em que a pessoa vive.

· Atividades Diárias: foram feitos trabalhos com colagem, pinturas, desenhos, exercícios de coordenação motora.

· Estudo dos mamíferos

O maternal ll, representado pela cor amarela, realizou as seguintes atividades letivas durante o ano:

· Dia dos pais e das mães: apresentações feitas aos pais e às mães, porém em dias separados. Esses dias foram divididos em Dia da Família l e ll. Os dias da família são dias dedicados à socialização e interação dos filhos com os pais.

· Projeto Identidade e Autonomia: trabalhado nessa série durante o ano inteiro, serve não só para ensinar os alunos a reconhecer os seus nomes e de seus familiares, mas também para o aluno reconhecer a si mesmo, reconhecer o outro, o respeito pelo outro.

· Dia da Água: este dia levou a um mini projeto de nome “De gota em gota eu faço minha parte”, onde os alunos aprendiam a ter cuidados com a água e a economia desta.

· Na parte dos animais foi trabalhado principalmente o bicho-preguiça que está em extinção.

· Dia da planta: neste dia, cada turma da Educação Infantil plantou duas mudas de plantas no jardim do colégio, mais conhecido por todos como rocinha. E cada aluno levou uma muda de planta para que cuidasse em sua casa.

· Já no projeto Higiene e Saúde, essa série enfatizou a questão da limpeza do colégio, e comparou as partes do colégio, a área em que se encontra a Educação Infantil é limpa e a área em que se encontra o ensino médio, após o intervalo, fica suja, com lixo no chão.

Dessa forma a professora pôde trabalhar a diferença da consciência ecológica e das atitudes ecológicas.

A série pretende ainda no fim deste ano, fazer uma visita à CEPLAC.



O jardim l, representado pela cor laranja, realizou os mesmo projetos que as outras duas séries anteriormente citadas, porém de forma diferente:

· O BatukÁfrica foi voltado para escola de samba, em que os alunos apresentaram de acordo com esse tema.

· Dia das mães: foi feita a junção do projeto África e o espírito de copa do mundo, foram feitas as apresentações e foram dadas às mães, camisas da copa. As mães também realizaram atividades dinâmicas com os filhos.

· Dia dos pais: funcionou da mesma forma que as séries citadas anteriormente, porém se diferenciando num belo porta-CD, dado como presente para os pais.

· Foi trabalhado o tema “Natureza e Sociedade”, ensinando às crianças a relacionar esses dois critérios.



· Matemática: para esta matéria, é feita uma forma diferente de ensinar, com brincadeiras e jogos de raciocínio lógico.

· Linguagem: nesta área, foram recitadas pelos alunos, poesias relacionadas à biodiversidade.

· Dia das crianças: em comemoração a este dia, durante uma semana as crianças de toda a Educação Infantil realizaram atividades variadas e de entretenimento, como oficinas de spa, contação de história, bingo, jogos de trilha, quebra-cabeças, visita às plantas e até plantação de mudas de árvores em extinção.

Para o fim deste ano, essa série fará apresentações sobre o Mundo de Alice, projeto desenvolvido pela Educação Infantil e também primário sobre o livro “Alice no país das maravilhas”. E também apresentações em comemoração ao natal.

Na alfabetização, representada pela cor azul, os projetos continuam sendo os mesmos das outras séries da Educação Infantil, mas de forma diferente e com algumas atividades extras:



· Dia das mães: foi feita uma missa em homenagem às mães, um café da manhã e apresentação de pinturas dos alunos.

· Dia dos pais: foi feito o show de talentos e foi cantada uma música pelos alunos.

· Projeto Identidade e Autonomia: este projeto foi trabalhado ao longo do ano, enfatizando a interação e o trabalho em sociedade.

· Projeto higiene e saúde: foi trabalhado de forma diferente, enfatizando a limpeza do ambiente em que se encontram.

· Alimentação: para os alunos dessa série, foi escolhido um dia na semana para que as crianças levassem frutas para o lanche, o que incentiva desde cedo uma alimentação saudável, esse dia foi chamado “Dia da fruta”.

· BatukÁfrica: os alunos da alfabetização se caracterizaram de filhos de Gandhi e nesse projeto foi incentivada a valorização da cultura e da população negra.

· Artes: durante o ano foram trabalhadas as artes visuais, manuais, associação Brasil- África. Para melhor aplicação dessas artes, foram feitas atividades de pintura, colagem e recorte.

· Linguagem: nesta área foi trabalhada a linguagem em si, com escrita, aprendizagem de palavras e também como prática e incentivo à leitura trabalhou-se com a ciranda de livros, sejam eles de prosa ou de poesias.

· Família: foram feitas atividades de integração com a família, eventos que incluíam a presença da família para aqueles que têm uma certa distância com pais e irmãos.

· Água: ativamente no projeto Biodiversidade, o quesito água esteve presente. Os alunos trabalharam não só o cuidado com a água, mas também a economia e sua importância.

Saindo da Educação e Infantil e entrando no Ensino Fundamental l, começamos pela 1ª série, que também sem fugir do tema biodiversidade e unindo ao projeto Alice no país das maravilhas,puderam fazer uma série de atividades letivas:



· BatukÁfrica: nesta série, os alunos trabalharam com o Maracatu de Pernambuco.

· “Quem sou eu?”: um projeto desenvolvido para os alunos se caracterizarem e expressarem sobre si mesmo. Dentro deste projeto, os alunos ainda puderam aprender sobre legenda e construí-las a partir das fotos deles mesmos, levadas para a sala de aula.

· Colégio: fizeram estudo e entrevistas sobre a história do colégio e os dias atuais.

· Cidade: foi realizado um projeto de estudo da cidade de Ilhéus chamado “Ilhéus minha cidade, minha terra”. Foram estudados os símbolos da cidade, sua história, fotos do passado e postais da cidade.

Dentro desse projeto também puderam ser estudadas a rua, as cidades em geral e a família.

· Para o projeto “Alice no país das maravilhas”, foram feitos estudos dessa história e criação e ensaios para apresentações durante o Projeto Biodiversidade. Também nesse projeto do Fundamental l, em cada sala foi feito um reconto coletivo da história em questão. Nesse projeto será feita uma associação do livro “Alice no país das maravilhas” e o livro “Terras do sem fim”.

· Projeto Biodiversidade: Nesta série, foi trabalhada a Mata Atlântica e o Ecoturismo.

Na 2ª série, durante a construção do projeto Biodiversidade, os alunos se empenharam na produção de textos, poesias e desenhos relacionados à biodiversidade. Em especial nesse projeto, fizeram o estudo da vida do morcego, suas ações no meio ambiente e inseriram esses estudos num musical. Houve um grande empenho na construção do musical.



A 3ª série, com os mesmos projetos, mas mostrando suas diferentes visões, além de atividades letivas fizeram passeios para um aprendizado com mais divertido:

· Projeto África: essa série se encarregou de mostrar os trançados africanos, os símbolos africanos, a arte africana e um pouco da história da África.

· Dia das mães: houve as apresentações em homenagem às mães e a confecção de um presente baseado no que fora aprendido no projeto África, os trançados africanos. Foram confeccionadas bolsas com fitas trançadas.

· Dia dos pais: para este dia também foram feitas apresentações, porém o presente foi criado a partir dos assuntos passados pela equipe de Religião.

· Cidade: os alunos estudaram e conheceram a história da cidade.

· Projeto Biodiversidade: nesse projeto, os alunos se empenharam no estudo do manguezal. Para isso realizaram pesquisas, leituras e até mesmo entrevistas com a bióloga Lorena Lacerda. Depois dos estudos sobre manguezal, os alunos fizeram uma visita ao manguezal Ilha do Desejo.

Ainda nesse projeto, na parte de animais, os alunos enfatizaram os pombos, animais que vem causando alguns problemas no colégio. Nos estudos sobre os pombos, os alunos analisam os problemas causados por eles e soluções para estes. Na última série do Ensino Fundamental l, 4ª série, foram feitas além das atividades diárias e obrigatórias, foram feitas várias formas de aprendizagem de uma forma mais dinâmica:

· Projeto África: nesse projeto, foi feita uma junção com a época da copa, assim, os alunos da 4ª série enfatizaram os países da África que falam a língua portuguesa e suas culturas em geral. Além desses países que falam a língua portuguesa, estudaram também os países africanos que participaram da copa. Foi feita também uma mini copa para os alunos, na qual estes fizeram e usaram roupas com o símbolo dos países da África que participaram da copa.

· Dia dos pais e das mães: foram feitos separados, porém com a mesma estrutura de formação e chamados de “Dia da Família”.

· Projeto Biodiversidade: o foco dessa série foi a Mata Atlântica, sua fauna, flora e os alunos viram vídeos e estudaram sobre a biopirataria, além disso, os alunos fizeram visitas ao eco parque de Una e ao museu.


As informações do projeto biodiversidade e algumas atividades elaboradas pela Educação Infantil e pelo Ensino Fundamental I foram inseridas no Jornal Eco Kids na edição de Setembro ( edição nº 4)

Por Bárbara Freitas e Luana Ferreira (2º ano A)

Coleta de dados: Adan Frizo; Bárbara Freitas; Bárbara Savina; Celimar Oliveira; Luana Ferreira Murillo Torres; Pâmela Dantas; Rebeca Aiello.

Fotos: Celimar Oliveira; Luana Ferreira; Murillo Torres; Rebeca Aiello

Nenhum comentário:

Postar um comentário