sexta-feira, 12 de novembro de 2010

2010: O Futuro Começa Aqui


Ano Internacional da Biodiversidade, África como centro das atenções ao redor do mundo, eleições.
A nova década do século 21 começa com ano de extrema importância em todo o planeta. Cada ação que realizamos, cada pensamento revela o modo como a sociedade humana age em 2010 e suas mudanças.

Sem ser uma exceção à regra, 2010 fez com que a Piedade mudasse. A primeira grande mudança e que afetou a vida dos alunos foi a mudança de evento. O antigo Mosaico deixaria de existir e o colégio passaria a ter dois grandes eventos: Batukáfrica e o Projeto Biodiversidade, ambos relacionados com os acontecimentos mais importantes do ano: A Copa do Mundo na África e o Ano Internacional da Biodiversidade, criado pela UNESCO.

Batukáfrica, o evento do primeiro semestre, teve como objetivo aproximar os estudantes da realidade africana, envolvendo sua cultura e seus costumes. O momento também foi aproveitado para nos lembrarmos do nosso passado, intensamente ligado com a África. Realizado de forma bem criativa – um musical, para ser mais exata -, acabou por cativar os alunos, até porque no mesmo período a Copa do Mundo estava sendo realizada.

Outra mudança que aconteceu na escola foi a implantação da ferramenta Moodle: uma ferramenta que tem objetivo de criar um espaço de aprendizagem/ensino que utiliza recursos da internet. Ou seja, um professor que queira passar uma lista de exercícios para um aluno e está impossibilitado de ir à escola no dia, coloca a lista no moodle e os alunos acessam a página e conseguem o material.

Projetos Interdisciplinares visando o aluno ter uma visão mais ampla na construção do saber – baseado no projeto interdisciplinar das questões do Enem – também foram criados, com temas envolvendo Preconceito, Racismo à Biodiversidade e Desenvolvimento Urbano.

Na área cultural do saber, intercâmbios são realizados. Este ano, os professores Lúcio, Ayalla, Ramayana e Jorge Alessandro foram para a África do Sul. Muito provavelmente, em 2011 haverá intercâmbio com os alunos. E, pelo terceiro ano consecutivo, houve o intercâmbio para Dallas. Aliás, as meninas de Dallas estão aqui na escola.

Nunca houve tantos projetos sendo realizados simultaneamente na Piedade. O ano de 2010 culminará no Projeto Biodiversidade, que será realizado daqui a exatamente dois dias. Se o programa de dois projetos ao longo de um ano acontecerá ano que vem, não faço a mínima ideia. Mas que é bom realizar novas experiências é, e talvez, ao longo do tempo, nos acostumemos com a ideia de que o Mosaico deixou de existir.


Por Catarina Barbosa (2º ano B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário